Concreto
1. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A CONCEPÇÃO E O
DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE ESTRUTURAL
Na engenharia estrutural existem basicamente duas fases: a fase de concepção do projeto, e a fase do desenvolvimento propriamente dito. O objetivo principal e obter soluções adequadas, simples e econômicas para o problema proposto, exigindo do engenheiro experiência e sensibilidade para encontrar estas respostas.
Deve-se lembrar de que:
“A engenharia e a arte de tratar de maneira simples e adequada o complexo”. A qualidade de um projeto se mede pela adequação da sua solução, pelo seu método construtivo, pela qualidade do detalhamento com vistas à facilidade executiva, e pelo seu dimensionamento através de.
“Modelos que simulem corretamente a estrutura, propiciando um grau de segurança adequado”.
1.1 ANÁLISES CONCEITUAIS
A análise conceitual e formada por varias etapas, como:
- visualização do caminhamento das cargas nos diversos elementos estruturais;
- desenho esquemático em escala adequada;
- indicação das cargas atuantes;
- analise dos diversos caminhos que as cargas atuantes devem percorrer ate chegar à fundação. Isto depende da disposição e rigidez dos vários elementos que compõe a estrutura, lembrando-se que a estrutura que permite o menor caminhamento das cargas ate a fundação e a mais econômica;
- visualização da seqüência construtiva.
1.2 PRÉ-DIMENSIONAMENTO
Nesta etapa e feita uma analise simplificada em seções criticas, para que se tenha idéia das ordens de grandeza envolvidas. Depois de definidas as dimensões dos elementos estruturais, e feito um calculo detalhado da estrutura envolvendo muitas vezes programas computacionais. Aconselha-se não prosseguir o calculo se houver muita discrepância entre o pré-dimensionamento e o definitivo, pois e nesta fase que muitos engenheiros se sentem confiantes demais por disporem de um programa teoricamente muito eficaz, podendo acontecer muitos erros.
1.3 REGRAS ÚTEIS
Lembrando-se que projetar não e