Concordancia verbal
Concordância verbal
O verbo e o sujeito de uma oração mantêm entre si uma relação de mútua solidariedade chamada concordância verbal
Concordância verbal
Sujeitos antepostos aos verbos Eu Reconheço os próprios erros. Reconhecemos os próprios erros. Pai e filho reconhecem os próprios erros.
Concordância verbal
Sujeitos compostos com pessoas gramaticais diferentes Nossos amigos, tu e eu formaremos um belo time. Tu e teus colegas formareis um belo time. Tu e teus colegas formarão um belo time.
Concordância verbal
Sujeitos pospostos aos verbos Bastou/bastaram determinação e capacidade. Pouco opinamos/opinei eu e meus colegas. Quando há reciprocidade, a concordância deve ser feita no plural: Agrediram-se o deputado e o senador.
Concordância verbal
Casos de sujeitos simples que merecem destaque 1. Expressões partitivas(parte de..., uma porção de..., a maioria de..., a maior parte de...) seguida de substantivo ou pronome no plural: A maioria dos alunos participou/participaram da reunião.
Concordância verbal
2. Expressões que indicam quantidade aproximada (cerca de ...,mais de...,menos de...) seguida de numeral ou substantivo, o verbo concorda com o substantivo: Cerca de vinte corpos foram resgatados das ruas. Mais de um atleta estabeleceu novo recorde. Mais de um parlamentar se ofenderam na sessão.(ideia de reciprocidade)
Concordância verbal
3. Sujeito é pronome interrogativo ou indefinido plural seguido de nós ou vós Quais de nós sabiam/sabíamos disso? Vários de vós temiam/temíeis novas revelações. Alguns de nós participaram/participamos das discussões. Qual de nós sabia de tudo? Algum de vós fez isso.
Concordância verbal
4. Nomes próprios com presença ou ausência de artigo Os Estados Unidos impuseram uma nova ordem mundial. Poços de Caldas continua agradável. As Minas Gerais são inesquecíveis. Minas Gerais produz laticínios de boa qualidade.
Concordância verbal
5. Porcentagens 25% do orçamento deve/devem destinar-se à educação.