CONCLUS O 2
Podemos observar que para uma negociação temos que ter uma visão sistêmica onde todos levam a ter vantagens por ambos os lados. Por mais simples que pareça ter sido a negociação da gravadora e a associação dos moradores, os negociadores tiveram que obter de um perfil amigável e conciliador, buscando o entendimento de conhecer e o de compreender ambos os lados.
O senhor Jorge Andrade gerente de negociação e porta voz da gravadora por sua vez teve que estudar, planejar e organizar diferentes pontos de vista para chegar a um patamar onde o levar-se a um entendimento e aceitamento da outra parte.
Concluímos que é preciso agirmos com coerência sem faltar com a ética tendo um bom relacionamento e tratando as pessoas com que negociamos de maneira igual buscando sempre compreender o lado oposto e contribuindo para chegar a um resultado onde as partes envolvidas não saiam insatisfeita.
Por sua vez a associação e moradores ficaram satisfeitos com o desfecho da negociação, pois em visão lógica saíram com propostas de melhorias no bairro para um crescimento mais que inovador em vista que levariam anos para progredirem de tal maneira.
Vimos também que, para negociar podemos obter ou não um bom resultado pois negociar não é apenas ganhar temos que ceder e algumas vezes abrirmos mão de algumas coisas, que se formos observarmos essa perda ela será insignificante já que a negociação foi satisfatória.
Há exemplo do filme “A negociação” produzido por Nicholas Jarecki onde o poder é o maior álibi.