Concepção de pulita para Aristoteles

826 palavras 4 páginas
Introdução:
Aristóteles que chegou a Atenas com 18 anos para estudar na Academia platônica. Era natural da pequena cidade de Estagira, no norte da Grécia, onde nasceu em 384 a.C., filho de um médico da corte macedônica. Na academia platônica Aristóteles foi solicitado para assumir a função de educador do jovem príncipe, Alexandre. Enquanto seu líder e mentor Platão preferia fazer desenhos de construções sociais imaginárias, utópicas, por projeções sobre qual o melhor futuro da humanidade, Aristóteles, seu aluno mais famoso, procurou tratar das coisas reais, dos sistemas políticos existentes na sua época. Assim, enquanto Platão inspirou revolucionários e teóricos, Aristóteles foi o mentor dos grandes juristas e dos pensadores políticos mais inclinados à ciência e ao realismo.

O Conceito de Política em Aristóteles

A política aristotélica é essencialmente unida à moral, porque tem como objetivo o indivíduo, enquanto a moral tem a coletividade. A ética é a doutrina moral individual, a política é a doutrina moral social. Aristóteles começou a escrever suas teorias políticas quando foi educador de Alexandre, “O Grande”. Para Aristóteles a Política é a ciência mais extraordinária a ponto das outras ciências estarem dependentes a servir uma cidade. A tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva. Segundo Aristóteles, a pouca experiência da vida torna o estudo da Política supérfluo para os jovens, por regras imprudentes, que só seguem suas paixões. Embora não tenha proposto um modelo de Estado como seu mestre Platão, Aristóteles foi o primeiro grande regularizador das coisas públicas.
Diferentemente de Platão, Aristóteles faz uma filosofia prática e não ideal e de argumentação como seu mestre. O Estado, para Aristóteles, constitui a expressão mais feliz da comunidade em seu vínculo com a natureza. Segundo Aristóteles, o homem é um animal social e político

Relacionados