Conceitue: Dependência química, uso de drogas, abuso de drogas E síndrome de abstinência.
Dependência química: É uma condição física e psicológica causada pelo consumo constante de substâncias psicoativas. Devido a constante utilização desses tipos de drogas, o corpo humano torna-se cada vez mais dependente dos mesmo, tendo como consequência sintomas que afetam o sistema nervoso. Quando o indivíduo deixa de consumir, tem a sensação de ressaca, considerado um dos principais motivos que impedem o abandono das drogas por parte dos dependentes. A dependência varia consoante o vício e a frequência de consumo do individuo. Uma das áreas mais afetadas de um dependente químico é a psicológica, alterando bruscamente a sua maneira de viver e a sua interação com a sociedade. A dependência química é considerada uma doença crônica, que é causada pela necessidade psicológica da pessoa de buscar o prazer e evitar sensações desagradáveis, causadas pela abstinência.
Uso de drogas: O Uso é caracterizado pelo consumo moderado, recreativo, esporádico e experimental, ou seja, quando o padrão de consumo não acarreta prejuízos físicos, psicológicos ou sociais. O caminho para prevenção do uso de drogas não passa necessariamente pela repressão. Muito mais importante e eficaz do que alardear proibições (dificilmente obedecidas) é oferecer canais para que as pessoas possam dar vazão a sua necessidade de viver experiências significativas e de partilhá-las com seu grupo.
Abuso de drogas: O Abuso tem como característica o uso nocivo e um padrão mal adaptativo de uso, acarretando algum tipo de prejuízo biológico, psicológico ou social. O abuso de drogas é o uso de drogas ilegais ou o uso indevido de medicamentos sob prescrição ou de venda livre. Alguns nomes alternativos para o abuso de drogas são: Abuso de substâncias; Abuso de drogas ilícitas; Abuso de narcóticos; Abuso de alucinógenos.
Síndrome de abstinência: Quando o sujeito deixa de usar a droga depois