Conceitua O Hist Rica
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
BIBLIOGRAFIA:
RAPPAPORT, C. R. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo, EPU, 1982.
O QUE É A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO?
Representa uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo. A Psicologia do Desenvolvimento pretende explicar de que maneiras importantes as crianças podem ser descritas e compreendidas.
Note-se que esta preocupação com o estudo da criança é bastante recente em termos de história da Humanidade. Até época relativamente próxima ao século XX, as crianças eram tratadas como pequenos adultos. Recebiam cuidados especiais apenas em idade precoce. A partir dos 3 a 4 anos participavam das mesmas atividades que os adultos, inclusive orgias, enforcamentos públicos, trabalhavam nos campos e vendiam produtos nos mercados, além de serem alvos de todo tipo de atrocidades pelos adultos.
A partir do século XVII, a Igreja afasta a criança de assuntos ligados ao sexo, apontando as inadequações que estas vivências traziam à formação do caráter e da moral dos indivíduos. Passaram a construir escolas onde, além da preocupação básica com o ensino da religião e da moral, ensinavam-se habilidades como leitura, escrita, aritmética, etc.
Esta atuação foi evidentemente limitada, embora tenha sido importante no sentido de apontar as grandes diferenças entre as personalidades das crianças e dos adultos. Esta limitação se refere tanto aos objetivos específicos propostos para a educação, como aos métodos utilizados e ainda ao pequeno número de crianças atendidas.
Mas despertou a consciência da humanidade para uma reflexão acerca do assunto, e grandes filósofos dos séculos XVII e XVIII passaram a discutir aspectos da natureza humana, baseados nas suas próprias concepções a respeito da criança.
Já no século XIX e mesmo no início do século XX observamos uma preocupação mais ampla e