conceitos sobre logistica
Para que a logística seja bem executada, é importante que responda questões básicas, que ao longo da cadeia de suprimento devem ser diluídas, conforme podemos verificar a seguir:
Esquema cadeia de suprimentos
Fonte: Wagner Luiz Marques
Analisandoesta cadeia temos 4 grandes grupos, em que as atividades logísticas deverão encontrar respostas para questão de análise empresarial.
Fornecedores: é a empresa ou pessoa com quem se adquire materiais e componentes ou suprimento. A atividade logística é importante para desenvolver fornecedores, pois se trata de uma atividade importante. Algumas empresas chegam a trazer seus fornecedores para dentro das suas empresas, como estratégia de redução de custo e tempo operacional logístico.
Manufaturas: é onde se produz, onde está instalada a fábrica ou o centro de produção. Com a definição do posicionamento da manufatura, temos a definição de toda a política de estoque da empresa.
Centros de distribuição: locais de armazenamento de produtos acabados, peças de reposição. Ou seja, muitas empresas chamam de depósito de mercadorias, mas na nova gestão logística, é o centro de distribuição, pois assume uma função importante no processo que é a preocupação com o nível de serviços a ser prestado ao consumidor.
Consumidores: ponto central de foco para todos os demais grupos. Mesmo com essa atenção, não quer dizer que a empresa conseguirá perfeitamente atender a todos os mercados consumidores. Por isso, a atividade logística deve se ater às definições de mercado, onde e como são atendidos. Assim, há uma proximidade maior com resultados concretos.
1.1 –CONCEITOS DE DISTRIBUIÇÃO
A distribuição é um dos processos da logística, que fica responsável pela administração dos materiais, desde a saída do produto da linha de produção até que chegue para entrega no destino final, ou seja, nas mãos do consumidor.
Para entender melhor essa definição de distribuição, veja o esquema a baixo: