Conceitos logistica
Logística e Cadeia de Abastecimento
Fornecedor Secundário
Fornecedor Primário
Indústria
Centro de Distribuição
Centro de Consumo
Consumidor Final
FLUXO DE MATERIAIS
FLUXO DE INFORMAÇÃO
A cadeia de abastecimento, em sentido abrangente, consiste no conjunto de organizações legalmente separadas, ligadas por fluxos financeiros, de material e de informação. Estas organizações podem ser empresas que produzem partes, componentes e produtos finais, fornecedores de serviços logísticos ou até mesmo o consumidor final.
março/2013
Teresa Rodrigues
2
Logística
Definição de LOGÍSTICA
Logística
Fornecedor Secundário
Fornecedor Primário
Indústria
Centro de Distribuição
Centro de Consumo
Consumidor Final
FLUXO DE MATERIAIS
“Logística é a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeia, implementa e controla de modo eficiente e eficaz os fluxos e o armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, do ponto de origem ao ponto de consumo, de acordo com as necessidades dos clientes”.
FLUXO DE INFORMAÇÃO
U.S. Council of Logistics Management 1ª organização dos profissionais do ramo, fundada em 1962
A LOGÍSTICA trabalha em toda a cadeia de abastecimento, desde o Fornecedor ao consumidor final, cuidando basicamente de: • Materiais • Transportes • Armazenagem março/2013 Teresa Rodrigues 3
“Logística ou Gestão Logística é a parte da Cadeia de Abastecimento que é responsável por planear, implementar e controlar o eficiente e eficaz fluxo direto e inverso e as operações de armazenagem de bens, serviços e informação relacionada, entre o ponto de origem e o ponto de consumo de forma a ir ao encontro dos requisitos/necessidades dos clientes”.
Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP, 2010) março/2013 Teresa Rodrigues 4
Logística
A Distribuição
A importância do Controlo de Custos: • Os produtos tornaram-se commodities, i.e., tendem a tornar-se standards, sendo cada vez mais difícil distingui-los; • O preço tende a