Conceitos fundamentais de programação
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A
UNIDADE ANCHIETA
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
1ª SERIE
PROFESSOR: RICARDO NUNES
ALUNO: ALEX SANDRO MACEDO DOS SANTOS R.A. 1299528054
RELATÓRIO I – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 03 DE ABRIL DE 2013
NOÇÕES DE ALGORITMO
Um algoritmo pode ser definido como uma série de passos ordenados para realizar uma com início e fim e também é usado como soluções computacionais ou ainda um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas.
Para construção de um algoritmo deve-se analisar o problema e verificando os passos escrevendo-os ordenadamente.
PSEUDO LINGUAGEM
Para facilitar a construções de algoritmos são usadas linguagens que mais se aproximam das naturais, as pseudo linguagens. Neste caso, a pseudo linguagem usada é o PORTUGOL, a principal vantagem dessa linguagem é a facilidade ou flexibilidade do portugol é de se adaptar as estruturas da linguagem natural.
A descrição de algoritmos em pseudo linguagens em pseudo linguagens permitem também mesclar regras e estruturas rígidas, com descrições de ações em linguagem natural, tornando possível postergar detalhes minuciosos para o algoritmo na linguagem executável do computador.
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA
A estrutura é formada sequencialmente por comandos especiais e estrutura de controle. Um dos comando mais utilizados é usado para atribuir conteúdo ás variáveis, como por exemplo, x=1, onde 'x' é a variável e '1' é o valor atribuído a variável . Basicamente a estrutura de um programa é constituído por quatro linhas. A Linha 1 é o início do programa, onde o ambiente do computador é preparado para execução de programa, a Linha 2 é a declaração das variáveis, onde um valor é atribuído a essa variável de forma que todas as vezes que a variável for 'chamada'