ATPS - Algoritmo Etapa 1: Conceitos Fundamentais de Programação.
Passo 1: Leitura individual
Passo 2: Noção de Algoritmos
Lógica de Programação: Lógica pode ser definida como a ordenação ou organização do pensamento.
Podemos relacionar lógica:
Arte de bem pensar
Correção do pensamento
Ordem da razão
Por isso a lógica estuda e ensina a colocar “Ordem nos pensamentos”
Na medida que precisa especificar uma sequência de passos é necessário utilizar ordem, ou seja, pensar em ordem, portanto é preciso utilizar a lógica.
Definição Algorítmo: Um algoritmo é uma sequência lógica de instruções que devem ser seguidas para a resolução de um problema ou para a execução de uma tarefa.
Aplicações: Áreas de ciências exatas, tais como matemática, física, química, entre outras. Na documentação de sistemas, pois descrevem as tarefas a serem realizadas pelos programas.
No dia a dia as pessoas utilizam-se de algoritmos de maneira intuitiva, sem que haja necessidade de planejar previamente a sequência de passos para a resolução das tarefas rotineiras.
Ex: Fazer bolo, trocar lâmpada, dirigir um carro, trocar pneu de um carro e etc.
Pseudo Linguagem
A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo.
Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, a pseudo-linguagem não requer toda a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica dos algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida em que se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação
Estrutura de um programa
O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro ( por conseguinte, de cima