conceitos ecônomicos básicos
1.1 – ECONOMIA
As pessoas precisam alimentar-se, vestir-se, receber educação e obter outros tipos de benefícios para que possam desfrutar de uma boa qualidade de vida. Para isso existem os recursos, mas a renda sempre será insuficiente na hora de conseguir todos os bens e serviços desejados para a plena satisfação de suas necessidades.
A sociedade tem também necessidades coletivas tais como estradas, usinas hidrelétricas, segurança, justiça, saneamento básico etc. O mesmo ocorre com as pessoas individualmente, que também têm mais necessidades do que meios para satisfazê-las.
A satisfação das necessidades psicofisiológicas como alimentos, vestuário, habitação; e, as de caráter coletivo de uma sociedade obriga seus membros a se ocuparem de determinadas atividades produtivas, através das quais geram os bens e serviços necessários à consecução de seus objetivos; e que, posteriormente, se distribuem para seu consumo entre os membros dessa mesma sociedade.
Nesse processo de produção e consumo, surgem e são solucionados muitos problemas de caráter econômico: problemas nos quais se utilizam diversos meios para se conseguir uma série de fins e objetivos.
Na produção, por exemplo, a empresa tem de decidir que bens vai processar e que meios utilizará para atingir tais fins. No caso de uma empresa que produza automóveis, por exemplo, sua direção tem que decidir o modelo a ser lançado no mercado e se irá produzi-lo com tecnologia robotizada ou com uma em que se utilize mais mão de obra.
Em relação ao consumo as famílias têm que decidir como vão gastar a renda familiar entre os diferentes bens e serviços ofertados para satisfazer suas necessidades. Assim, na hora de decidir entre um televisor e uma máquina de lavar, por exemplo, levará em conta suas necessidades, os preços de ambos os bens e suas próprias preferências, de forma que o resultado da escolha seja o mais apropriado.
A Economia estuda a forma pela qual os