Conceitos De Vari Veis
Compreender os conceitos sobre o que são variáveis, para que servem e como criá-las, respeitando as regras necessárias.
É importante informar que quando estamos trabalhando com programação de computadores, estamos dando instruções para o computador receber os dados de entrada fornecidos pelo usuário, fazer algum processamento sobre estes dados e fornecer alguma informação ao usuário. Os dados manipulados durante a execução de um programa são armazenados na memória RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório), que é a memória principal do computador.
Para referenciar ou recuperar os dados armazenados utilizamos variáveis. Uma variável é uma entidade que serve para o armazenamento temporário de dados durante a execução de um programa. Para se definir uma variável deve-se definir um nome (identificador) e o tipo de dado a ser armazenado. O tipo de dado pode ser simples (numérico, caractere ou lógico) ou composto. Cabe salientar que uma variável armazena apenas um valor, o qual pode ser alterado ao longo da execução do programa.
Tipos de Informações (Variáveis)
As informações a serem processadas no computador devem ser classificadas de acordo com o tipo que ela representa no cotidiano. São estes: Numérico (inteiro e real), caractere ou lógico.
a. Inteiro: São dados numéricos, sendo eles negativos ou positivos, que se exclui a parte fracionária do mesmo. Usamos este tipo quando precisamos representar uma informação que só pode absorver um valor inteiro, por exemplo: Idade 45; quantidade de filhos 2 entre outros;
2. Real: Qualquer tipo de dado numérico que pode ser representado na forma fracionária, como –87,85; 25 e 0,0. É utilizado para representar informações, como: salário, comissão, inflação, entre outras. Numa linguagem de programação real, não usemos a vírgula como separador decimal e sim o ponto (ex: 1458.75);
3. Caractere: Utilizado para armazenar um único caractere. Ex: '1', 'a', 'A', '*', '?', ':', etc;
4. Texto: Um único