Conceitos de Programação
O objetivo desse trabalho é apresentar como funciona o processo de verificação de tipos e escopos de um programa. O nome, palavras especiais, o conteúdo das células, são algumas das características apresentadas nesse trabalho. Todo conteúdo apresentado a seguir, está relacionado ao material cedido nas aulas e a consultas realizadas em livros e sites.
Rio de Janeiro, 2013. SUMÁRIO
Rio de Janeiro, 2013.
1 – INTRODUÇÃO
O trabalho foi desenvolvido através dos conteúdos e instruções obtidas nas aulas de Conceito de Linguagem de Programação. Esse é um trabalho sobre características das linguagens de programação e será abordado o tema: “Verificação de tipos e escopos”.
Rio de Janeiro, 2013.
2 – NOME
Um nome é uma string de caracteres utilizada para identificar alguma entidade de um programa, também é considerado o atributo fundamental das variáveis, pois toda variável possui um nome. O termo identificador é utilizado muitas vezes de forma intercambiável com nome. Também são utilizados para métodos, nomes de funções, classes, etc. Dependendo da linguagem, pode ser case-sensitive ou case-insensitive. Case sensitive e insensitive:
É basicamente a sensibilidade do sistema com relação à diferenciação entre caracteres maiúsculos e minúsculos. Geralmente é importante quando estamos procurando determinada informação em uma string ou campo de texto. Quando esta é feita no modo “case sensitive” podemos dizer que ele fará distinção entre maiúscula e minúscula, sendo então “A casa” diferente de “a casa” ou qualquer variação de caracteres maiúsculos na string, como por exemplo, “A Casa” também seria diferente de “A casa”. Já no case insensitive não teremos diferença entre “a” e “A” dentro da string, sendo estas consideradas os mesmos caracteres.
Principais questões de projeto para nomes:
• O tamanho máximo de um