CONCEITOS DE ORFICIOS, BOCAIS, TUBOS CURTOS E VERTEDORES
455 palavras
2 páginas
FENO DOS TRANSPORTES Orifícios : Orifícios são perfurações (geralmente de forma geométrica conhecida) feitas abaixo da superfície livre do líquido em paredes de reservatórios, tanques, canais ou tubulações, com a finalidade de medição de vazão.
Placa de orifício: Medidor de vazão classificados como deprimogênio, pois promove a redução da seção transversal a fim de obter a vazão. Aplica-se a equação da conservação da massa e a equação de Bernoulli para obter-se uma equação para a vazão. Sua estrutura resume-se a uma placa transversal ao escoamento, de pequena espessura, na qual foi usinado um furo cilíndrico. A variação na seção transversal do escoamento leva ao aumento da velocidade e à queda da pressão. Entretanto, como ocorre uma variação brusca da área é gerada uma grande turbulência que resulta em uma “perda de carga”, além de menor precisão na medição da pressão.
Conceito de Bocais:
São dispositivos que operam em regime permanente. Apresentam um contorno interno para que o escoamento seja suave.
Não realizam trabalho, pois não possuem parte móvel.
Tanto a variação de energia potencial do escoamento quanto a transferência de calor são desprezíveis.
Conceito de Vertedores
São instrumentos hidráulicos utilizados para medir vazão em cursos d’água naturais e em canais construídos. São aberturas ou entalhes sobre os quais o liquido escoa , medem ou controlam a vazão em um escoamento em canal e são uteis em sistemas de irrigação , estações de tratamento de agua e esgoto, barragens e controle e medição de vazão em pequenos cursos d’agua(córregos, igarapés ).É constituído de uma parede com abertura que pode variar a sua forma geométrica (retangular, circular, triangular e trapezoidal ) e ser colocada transversalmente no canal interposta ao fluxo do liquido, fazendo com que o mesmo sobreleve seu nível a montante (∆Z), ate atingir uma altura que produza uma lamina d’agua sobre a