CONCEITOS DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Na área da administração muitos profissionais trabalham, de forma direta ou indiretamente, com o significado dessas duas palavras. O processo de lidar com elas é atribuído à prática. Em uma empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente para gerar resultado no seu trabalho e no objetivo primordial de toda a organização. Por outro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações.
Elas não estão exclusivamente direcionadas às atitudes dos profissionais em suas funções dentro da empresa, mas também da organização e produção da própria empresa para garantir seu nome no mercado da área a qual pertença. A eficiência e a eficácia são aliadas nas demandas de uma organização, pois o ideal seria a aliança entre as duas formas de agir tanto dos profissionais, que fazem a empresa produzir, como da própria empresa, que necessita garantir seu trabalho possuindo uma visão privilegiada em sua atuação.
Segundo Peter Drucker - considerado como o pai da administração moderna, “a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas.” De uma forma mais precisa, Idalberto Chiavenato explica:
Eficiência é a palavra usada pra indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente a organização é.
Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz. Por exemplo: Uma equipe de Fórmula 1 é a síntese da eficiência e eficácia ao usar o melhor seus recursos para minimizar o tempo de parada piloto.
Portanto, para que uma empresa tenha um desenpenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas que mobilizaram os recursos é preciso que estas duas palavras façam parte do cotidiano da organização ao alcance de seus