Conceitos Básicos de S.O
1.1 Introdução
Conceito e Funções básicas: um S.O é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador. Sua principal função é controlar o funcionamento do computador, como um gerente dos diversos recursos disponíveis no sistema.
1.1.1 Facilidade de acesso aos recursos do sistema
O sistema operacional serve de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema, tornando esta comunicação transparente e permitindo ao usuário um trabalho mais eficiente e com menores chances de erros (Figura 1).
O conceito de ambiente simulado, criado pelo sistema operacional, é denominado máquina virtual (virtual machine) e está presente na maioria dos sistemas atuais.
1.1.2 Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida
Em sistemas multiusuário é necessário que todos tenham oportunidade de ter acesso aos mesmos recursos, de forma que um usuário não interfira no trabalho do outro.
Exemplo: uma impressora está sendo utilizada por vários usuários do sistema. Deverá existir algum controle para impedir que a impressão de um usuário interrompa a impressão de outro.
O compartilhamento de recursos permite a diminuição de custos.
Nos PC’s domésticos também dispomos destes recurso, quando estamos salvando um arquivo ou documento e ao mesmo tempo imprimindo, gravando cd’s...etc.
1.2 Máquinas de Níveis
Um computador é visto somente como um gabinete composto de circuitos eletrônicos, cabos e fontes de alimentação, não tem nenhuma utilidade.
É através de programas que o computador consegue armazenar dados em discos, imprimir, etc. O hardware é o responsável pela execução das instruções de um programa, com a finalidade de se realizar alguma tarefa.
Tanto o hardware como o software são logicamente equivalentes, interagindo de uma forma única para o usuário.
Nos primeiros computadores, a programação era realizada em painéis, através de fios, exigindo um grande conhecimento do hardware e de sua linguagem