conceitos basicos de instrumentação
Introdução
Instrumentação pode ser definida como “a arte e a ciência da medição e controle”. Em outras palavras, instrumentação é o conjunto de equipamentos que monitoram e controlam as variáveis dentro de um Processo Industrial. Por exemplo: para monitorar a pressão de descarga de uma bomba, instala-se um equipamento chamado manômetro. Para monitorar a temperatura em uma determinada tubulação, instala-se um termômetro.
Processo Industrial
É um conjunto de equipamentos que, interligados compõem um sistema de fabricação de algum produto. Ou seja, são procedimentos envolvendo passos químicos e mecânicos que fazem parte da manufatura de um ou vários itens. Alguns exemplos de processos são apresentados abaixo: Produção de vapor em uma caldeira. Produção de aço em siderúrgicas, onde ferro e carvão mineral são misturados em quantidades determinadas de forma a dar origem a diferentes tipos de aço. Moagem de carvão utilizado como combustível em usinas termelétricas de geração de energia.
Um processo pode ser algo complexo, como a extração de gasolina a partir de uma complexa mistura química de componentes do óleo cru, até algo tão simples quanto bombear água de lugar para outro; pode envolver uma operação mecânica, um circuito elétrico, uma reação química ou uma combinação desses eventos.
1.2 Classificação dos Processos Industriais
1.2.1 Processo Contínuo
O processo é dito contínuo quando a matéria prima entra num lado do sistema e o produto final sai do outro lado, continuamente. Ou seja, são aqueles em que a produção é medida em toneladas ou metros cúbicos. O processo contínuo pode levar até vários dias para entrar totalmente em operação e uma vez iniciado um processo contínuo, esse não pode ser parado repentinamente sem que ocorram perdas (como de matéria prima ou equipamentos). São exemplos de processos contínuos:
Processo de produção e distribuição de energia elétrica.
Processo de