conceitos basicos de auditoria
A auditoria é dividida em dois grandes grupos: Auditoria Interna e Auditoria Externa, a interna é voltada para os controles internos e critérios de avaliação do desempenho da organização, enquanto que a externa realiza a avaliação das demonstrações contábeis para a emissão de um parecer.
Vamos analisar os principais procedimentos na Auditoria da conta Banco Conta Movimento, como circularização, verificação dos documentos originais e conferencia de cálculos. Foram realizados exemplos práticos para demonstrar como esses procedimentos são fundamentais em um trabalho de auditoria.
Abordamos também as possíveis falhas em uma auditoria, onde tanto o auditor como o cliente auditado tem suas obrigações e responsabilidades perante os resultados apresentados aos interessados pelas informações contábeis, como fornecedores, clientes, governos, acionistas e outros.
Conceitos Básicos de Auditoria. Aspectos Conceituais.
De forma bem simples, podemos definir auditoria como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade.
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre sua adequação, consoante os princípios fundamentais de contabilidade e pertinente à legislação específica.
Os vários tipos de auditoria variam de acordo com o tratamento que se dá ao objeto de auditoria. Existindo duas classes fundamentais; geral/sintética ou detalhada/analítica. Outra classificação da auditoria é a forma de intervenção, sendo interna e externa.
Ambas auditorias operam em geral no mesmo campo, e têm interesse na verificação da existência de um sistema efetivo de controle interno para salvaguardar o patrimônio da empresa e que este sistema esteja funcionando satisfatoriamente e dentro das normas legais e internas da empresa, e um sistema contábil capaz de fornecer os dados