Conceito sobre ativo e passivo
O conceito de Ativo é considerado uma das mais importantes da Teoria da Contabilidade, e é classificado de diferentes formas por diversos autores, como por exemplo, o conjunto de bens e diretos de uma entidade ou aplicações de recursos de uma empresa, e o mesmo também pode ser usado para o entendimento de termos como despesas, receitas, passivo, perdas e ganhos, os ativos também podem ser definidos como benefícios futuros e que são controlados pela entidade. Sendo que, benefícios futuros são considerados uma característica essencial do ativo, pois tem como principal função prestar serviços futuros a entidade.
Para Contabilidade o ativo representa direta ou indiretamente uma promessa futura de caixa, ou seja, são considerados e contabilizados na contabilidade os bens e direitos de uma entidade expressos em moeda e á disposição da administração da organização. Para a economia de uma forma geral o ativo representa um fluxo de caixa com saída e entrada, ou seja, são os bens de natureza física ou não, que são controlados pela empresa.
A mensuração do ativo e uma forma de traduzir o seu potencial de beneficio em unidades monetárias, porem esse potencial de beneficio futuro, não exclui da definição de ativos. Com base em uma recente pesquisa, as definições do ativo não completavam o termo do mesmo, portanto o conhecimento adquirido pelos profissionais contábeis não eram suficiente, ou seja, obtiveram um conhecimento superficial, pois não compreendia de fato o significado do termo “ativo”. Muitos definem de diversas maneiras o conceito de ativo, o mais abrangente é o recurso econômico possuídos, porem alguns autores ignoram que o ativo pode ser gerado de forma interna.
De acordo com uma pesquisa realizada por alunos de instituições da USP e da PUCSP, que aprofundaram a pesquisa na Teoria da Contabilidade, concluíram um termo para o ativo, que atualmente é considerado o mais correto “são recursos controlados por uma entidade capaz de