Conceito de Proteses neuropatia periferica pe diabetico
Quando uma pessoa perde algum membro do corpo, no lugar é posto uma prótese mecânica. Essa prótese responde a qualquer impulso nervoso, virando um substituto ideal, com a vantagem de ser mais resistente.
As próteses podem também ser internas, para substituiçao de articulações ósseas (operação da anca). Geralmente são prescritas por médicos, veterinários, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Prótese: dispositivo permanente ou transitório que substitui total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido.
Podendo ser: - Interna ou Implantada (Ex: prótese articular, prótese não convencional para substituição de tumor, coração artificial, válvula cardíaca, ligamento artificial, etc); - Externa ou não implantada (Ex: prótese para membro); - Implantada total ou parcial por ato cirúrgico ou percutâneo (Ex: implante dentário, pele artificial); - Estética, quando mantém apenas a forma e a estética (Ex: prótese ocular, prótese mamária, cosmética de nariz)
Próteses são peças artificialmente criadas para substituir partes do corpo perdidas ou inexistentes. Elas podem ser utilizadas tanto para a recuperação de pacientes que tiveram lesões corporais, nasceram com alguma deficiência ou para a estética.
Existem próteses para diversos fins. Os mais conhecidos são aqueles para aumentar, corrigir ou reconstruir áreas em que o paciente sente necessidade estética de modificar. Esses procedimentos são feitos com próteses de silicone, que começaram a ser desenvolvidas para a medicina na década de 60. A empresa Dow Corning utilizou os estudos do químico Silas Braley, de onde se origina o nome do produto, para iniciar a fabricação das primeiras próteses, ainda com algumas restrições de uso. Elas eram lisas e preenchidas com um gel do produto e deveriam ser substituídas de dez em dez anos.
Pouco tempo depois, foi desenvolvida uma