conceito de operação de trator
A utilização correta do conjunto motor-mecanizado, trator-equipamento, pode gerar uma significativa economia de consumo de energia e, portanto, menor custo operacional e maior lucro para empresa.
O antigo conceito de tratorista, aquele operário que somente “dirigia” o trator está totalmente ultrapassado. Alguns anos atrás essa filosofia foi substituída pelo operador de maquinas, atribuindo a esse profissional não somente a função de movimentar o trator, mais também fazê-lo de forma correta, consciente, segura e de acordo com uma programação pré-estabelecida.
Atualmente, em função da alta tecnologia embutida no trator seus operadores precisam ser profissionais bastante capacitados e com excelente nível de treinamento.
2. PARTIDA E DESLOCAMENTO DO TRATOR
Ligue o motor somente em locais ventilados, nunca em garagens fechadas.
a) Periodicamente verifique se o interruptor de segurança de partida opera corretamente:
Figura 1 – 1. Interruptor de segurança de partida
NOTA:
O interruptor impede que seja dada a partida sem que o pedal da embreagem esteja acionado até o final do curso. Faça esta verificação da seguinte forma:
Figura 2 – 4. Pedal da embreagem
b) Desligue o motor e desengate o câmbio.
c) Sem acionar a embreagem, tente dar partida. O motor de partida Não deverá funcionar, indicando que o interruptor está funcionando.
d) Certifique-se de que não haja pessoas ou objetos próximos ao trator.
e) Posicione-se corretamente sobre o assento.
f) Verifique se o freio de mão está acionado.
g) Pressione o pedal da embreagem até o final do curso e desengate o câmbio.
h) Mantendo o pedal da embreagem pressionado, gire a chave de partida. Tão logo o motor inicie o funcionamento, solte a chave. Ela retornará automaticamente para a posição normal.
i) Posicione o acelerador manual de modo a obter em torno de 1200 rpm e deixe-o assim por cerca de 1 minuto.
Enquanto isso observe os indicadores e