Conceito de magnetismo
Magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos.
Os imãs naturais são compostos por pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas como a magnetita (óxido de ferro Fe3O4). Os imãs artificiais são produzidos por ligas metálicas, como por exemplo, níquel-cromo.
Características
1. Todos os imãs possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S).
2. 2. Assim como acontece com as cargas elétricas, observa-se no comportamento dos imãs que polos de mesmo nome se repelem e polos de nomes contrários se atraem.
3. inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não é possível encontrar um imã só com polo norte ou só com polo sul.
Formas de obter imãs artificias
Por indução magnética
Por atrito
Por corrente elétrica
Campo magnético
O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnética, que pode ser representado apenas por . como unidade de campo magnético o símbolo T, denominado tesla. Portanto, no SI a unidade de é tesla (T).
A direção do vetor indução magnética é aquela em que se dispõe a pequena agulha e o sentido do vetor indução é aquele para onde o polo norte da agulha Usamos aponta. Vejamos a representação abaixo.
Linhas de Campo Magnético Para determinar a direção e o sentido do vetor campo magnético em um dado ponto do espaço pode-se usar como indicador a agulha magnética de uma bússola
(que, na verdade, é um pequeno imã permanente), colocando o seu eixo de rotação sobre o ponto considerado
Fluxo magnético
Quando certa quantidade de linhas de campo atravessa uma determinada superfície, diz-se que ocorre um fluxo de linhas de campo pela respectiva superfície. No caso das linhas de campo magnético, temos sua intensidade dada por:
ΦB = B.A.cosθ
No caso, o ângulo θ é o ângulo entre a normal à superfície em questão e a direção das linhas de campo magnético, conforme mostra a figura abaixo.
Se o ângulo entre a