Conceito de estoicismo, era helenísitica e república roma

634 palavras 3 páginas
NÁTALI AZEVEDO DE MORAES 1º. Semestre - Matutino
Professor: Aldo Fonazieri

Verbetes

1- Defina o Conceito de Estoicismo A escola estóica foi fundada, por Zenão em Atenas no fim do século IV a.C, Zenão não era cidadão ateniense e, como tal, não tinha direito de adquirir um edifício; ministrava suas aulas em um pórtico. O estoicismo é um movimento aberto, ou seja, as teorias e teses poderiam ser contestadas em qualquer momento e por qualquer pessoa, no qual, a escola permitia o aprofundamento e revisão em suas teorias, sendo uma doutrina filosófica que afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino. A alma está identificada com este princípio divino, como parte de um todo ao qual pertence. Pessoas importantes nesta época, Marco Aurélio, Alexandre O grande, Zenão de Cicio. Os estóicos apresentavam uma visão unificada do mundo, consistindo de uma lógica formal, uma física não-dualista e uma ética naturalista. Dentre estes, eles enfatizavam a ética como o foco principal do conhecimento humano, embora suas teorias lógicas fossem de mais interesse para os filósofos posteriores.

Características: manter uma atitude em relação à vida e as demais pessoas; modo de viver e conceber o mundo que projeta sua influência sobre a cultura grega, romana, e com o tempo sobre todo o pensamento ocidental. Palavras-chaves: Fortaleza de ânimo, Impassível, Insensível, Imperturbável, Austeridade. ⇨ Austeridade - 1. Qualidade ou caráter de austero / 2. Inteireza de caráter; severidade, rigor; ⇨ É o ímpeto inabalável, a autodisciplina que se justifica por si. ⇨ Além de rígido, austero, severo, esta palavra serve também para definir pessoa cuidadosa com seus gastos, econômico.

2- Caracterize a Era Helenística Designa-se por período helenístico (do grego, hellenizein – "falar grego", "viver como os gregos") o

Relacionados