Conceito de Custos
O custo é o gasto económico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro). Podemos dizer também que é o valor pago ao trabalho necessário para a produção de bens ou serviços.
O custo de um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra directa usada na sua produção, o preço da mão-de-obra indirecta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.
Classificação de Custos
Simplificadamente, os custos e despesas podem ser classificados de duas formas:
Quanto ao objeto de custo: custo direto e indireto;
Quanto ao volume de produção ou venda: custos fixos e variáveis.
Chamamos de comportamento de custo à evolução dos custos fixos e variáveis em relação ao volume de atividades.
Custos Diretos
Custos diretos são aquele que estão fisicamente e diretamente vinculados a um segmento específico em análise. Esse segmento específico pode ser um produto, um serviço ou qualquer outra entidade de custo.
Custos Indiretos
São os gastos que não podem ser alocados de maneira direta ou de forma objetiva aos produtos, serviços, departamentos ou outros objetos de custo. Sua alocação se dá de maneira indireta, através de critérios de distribuição (rateio, alocação, apropriação etc.). Também são conhecidos como custos comuns e podem ser fixos ou variáveis.
Custos Fixos
São aqueles que não sofrem alterações de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Dependem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura. Exemplos: Aluguéis de Equipamentos e Instalações, Salários da Administração, Segurança e Vigilância.
Custos variáveis
São aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume