Conceitos de custo
GASTOS, CUSTOS E DESPESAS
Gastos são todos os desembolsos realizados pelo restaurante para atender seus objetivos. Quando os gastos referem-se à produção dos pratos, inclusive à administração desta produção, são chamados de custos; quando se referem às atividades de venda dos produtos e à administração, são chamados de despesas.
Vejamos alguns exemplos:
Gasto com a compra de arroz – custo
Gasto com o pagamento de gás – custo
Gasto com a dedetização do restaurante – despesa
Gasto com a dedetização da conzinha – custo
Gasto com a comissão dos garçons – despesa
Gasto com pró –labore do dono do restaurante – despesa
Gasto com o salário do chefe – custo
Gasto com o curso para garçons – despesa
Gasto com o frete da carne – custo
Gasto com a nutricionista – custo
ALGUMAS DÚVIDAS A RESPEITO DA CLASSIFICAÇÃO
O GASTO COM ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA É CUSTO OU DESPESA?
Observe primeiro o valor das contas de água e de energia. Se for muito pequeno, considere como despesa e adicione às despesas fixas. Esse procedimento está de acordo com o conceito de relevância. Ou seja, se o gasto é pequeno não se deve perder tempo para identificar qual o setor que mais consome, se a produção ou a venda. Deve-se considerá-lo como sendo uma despesa e adicioná-lo às despesas fixas, que serão incorporadas ao produto através dos métodos de custeio de que trataremos mais adiante.
Se a conta for elevada, o que se deve quase que totalmente às atividades de produção, considere-a como custo. Esse custo será posteriormente rateado com os produtos, como veremos mais adiante.
Pode-se também determinar, baseando-se em observações ou até mesmo em medições, uma porcentagem do consumo da água e da energia elétrica e utilizá-la para ratear o gasto entre a produção e a administração.
O GASTO COM SEGUROS E COM A MANUTENÇÃO DO PRÉDIO É CUSTO OU DESPESA?
Raciocínio semelhante ao da energia elétrica deve ser adotado. Às vezes, o seguro está diretamente identificado com