Conceito de cultura
O conceito de cultura passou a ser chave para a antropologia , sendo o que contrapõe o biológico do social .
Muitos exemplos foram utilizados para demonstrar que o fator mais importante para explicar a imensa diversidade de comportamento não é o habitat e nem as características biológicas de seus ocupantes , mas sim , a grande diversidade cultural .
Claude Levi-Strauss , fundador do estruturalismo na antropologia , que valorizava os aspectos simbólicos da cultura não conseguiu tirar a ligação da ordem biológica , em busca de um padrão cultural universal , e chegou a conclusão , que além de estar presente em toda sociedade humana , tem conexão entre natureza e cultura , e biológico x social .
O comportamento humano é resultado de regras que o próprio homem cria , e não consequente de determinações biológicas . Ao diferenciar o comportamento humano do animal , a antropologia afirma a diferença entre biológico X social . De maneira mais clara , pode-se dizer que o homem tem grande necessidade de seguir condutas para ter relações com a natureza e seus semelhantes , já o comportamento dos animais é instintivo , não se aprende .
White , afirma , que a cultura surgiu quando o cérebro do homem passou a ser capaz de produzir símbolos . Já para Geertz este grande número de definições do conceito de cultura serviu mais para fazer confusão do que para ter um melhor entendimento .
A antropologia , tem como tarefa , diminuir a amplitude do conceito e o transformar em algo mais especializado , com mais profundidade . Uma teoria elaborada por Roger Kessing tenta obter uma maior precisão deste conceito dividindo em duas categorias : cultura como um sistema adaptativo e as teorias idealistas de cultura .
Sendo assim , para o sistema adaptativo a cultura é um sistema padrão de comportamento social , que é transmitido para adaptar as comunidades humanas no local em que vivem , á partir deste , uma nova teoria foi escrita : Ecologia Cultural , que contrapôs