Conceito de cultura
CULTURA: CONCEITO
A palavra cultura pode ter vários sentidos. Desde a antiguidade tenta-se explicar as diferenças de comportamento entre os homens, partindo das diversidades genéticas ou geográficas. As características biológicas não são determinantes das diferenças culturais. Se uma criança brasileira, por exemplo, for criada na Alemanha, ela ira crescer como uma alemã, ira aprender tal idioma, tais hábitos, crenças e valores dos alemães. Também neste sentido genético, podemos exemplificar com o fato de que muitas atividades dadas às mulheres em uma cultura, em outra, podem ser atribuídas aos homens.
Quanto ao ambiente físico, ele também não explica a diversidade cultural. Povos que vivem em lugares muito quentes ou muito frios não têm os mesmos comportamentos e nem costumes de povos que vivem em lugares com características semelhantes. Nem mesmo as tribos indígenas são assim. Muitas vezes ate habitam uma mesma área florestal, mas possuem modos de vida totalmente diferentes, umas são amigáveis, outras são extremamente ferozes, umas somente plantam e colhem outras somente caçam isso sem contar a diversidade de seus rituais que podem ser totalmente diferentes, mesmo em tribos próximas.
É comprovado que o comportamento das pessoas depende de um aprendizado. Há um processo chamado de endoculturação ou socialização. Pessoas de sexo ou raças distintas possuem comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou do ambiente em que vivem, mas sim por terem recebido anteriormente uma educação diferente o que nos leva a conclusão de que é a cultura que vai determinar a diferença dos comportamentos entre os povos. Sendo assim, é certo afirmar que o homem age de acordo com os seus padrões culturais e que é resultado do meio em que foi socializado.
A cultura abrange conhecimentos, artes, moral, leis, costumes, aptidões, hábitos, tradição social, toda e qualquer necessidade básica como resposta ao ambiente, expressa modo de vida,