Conceito de co por lupércio hilsdorf
VISÃO pode ser entendida como uma viagem mental do conhecido para o desconhecido. É uma forma de imaginar o futuro, não numa perspectiva de futurologia, ou adivinhação. Mas sim, de prever como será o mercado e os processos de comercialização, com mais tecnologia, inovação e agilidade.
Para ter sucesso no futuro, os profissionais de negócios devem imaginar como será competir daqui a 3, 5, 10 anos. Para isso, nada melhor do que fazer uma análise da realidade atual e pensar nas tendências do mercado, suas oportunidades e ameaças e fazer as projeções. Só assim, será possível ser eficaz no futuro. Tudo vai depender da flexibilidade mental dos estrategistas e da agilidade com que eles implementarão decisões estratégicas competitivas.
O sucesso de hoje não garante continuidade! É fundamental perceber como o mercado e a concorrência se mobiliza. Especialmente nas áreas mais inovadoras, onde a rapidez das mudanças provoca reações rápidas e uma verdadeira corrida em direção ao ?Podium?, é necessário dar uma atenção especial ao comportamento de compra dos clientes e consumidores, para encontrar ?saídas? competitivas que garantam a permanência no negócio e a lucratividade da empresa.
Gerência trata do amanhã! O que temos hoje são as atividades operacionais. Quem está preocupado com o hoje, está administrando as tarefas do dia-a-dia. Somente aqueles que têm uma boa visão de futuro podem criar estratégias eficazes de administração de sua empresa e seus negócios, provocando repercussões que garantam os resultados planejados! As melhores estratégias impulsionarão negócios, impactarão os mercados, posicionarão e/ou reposicionarão os produtos, os serviços e a própria empresa.
A visão, uma vez transformada em decisões estratégicas, deve ser comunicada e compartilhada por todos os colaboradores da empresa. Os executivos brilhantes serão aqueles que tiveram a capacidade de criar uma visão de futuro e de levar seus colaboradores ? e toda a