Conceito de banco de dados distribuidos
Banco de dados distribuídos é uma coleção de base de dados logicamente inter-relacionadas, distribuídas por uma rede de computadores. Os dois tipos de banco de dados distribuídos existentes são os homogêneos e os heterogêneos. Os homogêneos são compostos pelos mesmos bancos de dados, enquanto os heterogêneos são aqueles que são compostos por mais de um tipo de banco de dados. Em um banco de dados distribuídos os arquivos podem estar replicados ou fragmentados, esses dois tipos podem ser encontrados ao longo dos nós do sistema de banco de dados distribuídos.
A arquitetura básica é composta de aplicações locais e aplicações globais. As locais são aplicações que não requerem dados de outros lugares, e as globais são aplicações que requerem dados de outros lugares. A distribuição é transparente, pois usuários podem interagir com o sistema como se ele fosse um único sistema lógico. Isso aplica-se também ao desempenho do sistema, métodos de acesso, entre outras coisas. As transações são transparentes, sendo que cada transação deverá manter a integridade do banco de dados dentre os múltiplos banco de dados.
Vantagens de banco de dados distribuídos
Compartilhamento de dados e controle distribuído: O administrador global, é o responsável pelo sistema como um todo, mas parte das responsabilidades são distribuídas aos administradores locais que gozam de certa autonomia.
Maior confiabilidade: O sistema funciona conforme o projeto.
Maior disponibilidade: O sistema estará disponível por uma maior escala de tempo, pois está distribuídos em locais diferentes.
Melhor desempenho no processamento de consultas: Sub-consultas podem ser executadas em paralelo.
Maior escalabilidade: É mais fácil acrescentar um nó, desde que os mesmos sejam autônomos, do que substituir um sistema centralizado existente por um maior.
Desvantagens de banco de dados distribuídos
Custo de desenvolvimento do software: A grande complexidade