Banco de dados distribuídos
Resumo. Este artigo traz um estudo detalhado sobre o sistema de banco de dados distribuídos. Faz uma breve introdução nos conceitos de banco de dados, sistema de gerência de banco de dados, e por fim apresenta uma breve discussão sobre o projeto de banco de dados distribuídos.
1 Introdução
Nessa seção será apresentada a motivação desse trabalho que consiste, fundamentalmente, na investigação e estudo sobre os sistemas de bancos de dados distribuídos. Além disso, é discutido o contexto no qual este trabalho está inserido, bem como, será a sua organização.
1.1 Contexto
Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBD) possuem uma posição de destaque nas tecnologias atuais de sistemas de informação. Eles provêm confiança, eficiência, acesso, alta disponibilidade e mecanismos eficazes para armazenamento e manutenção de grandes volumes de informações. Nos últimos anos, pesquisas e trabalhos práticos têm se direcionado para a criação de bancos de dados voltados para aplicações bastante diferenciadas das convencionais, estendendo sua semântica, de forma que o próprio SGBD as suporte. Bancos de dados com regras ativas, temporais, espaciais e multimídia são alguns exemplos, resultados dessas novas aplicações Cortês&Lucena (2001)
Nota-se que os bancos de dados têm sido utilizados em diversas áreas, desde supermercados, para consultas de preços, ou verificações dos estoques, em locadoras para consultas e empréstimos de mídias, no sistema elétrico para o controle e fornecimento de energia elétrica, geração das contas a serem pagas até na área da saúde para acompanhamento médico. Segundo Curto e Paschoal, 2005, eles utilizaram um sistema de banco de dados para o acompanhamento dos portadores de hanseníase no ambulatório de dermatologia de um hospital escola.
1.2 Motivação
Normalmente, as empresas estão distribuídas em setores e fisicamente. Assim uma maneira de consolidar os dados existentes nessas empresas e seus