Conatbilidade
Agostinho Neto nasceu na aldeia de cahicane ,no município de Icolo e Bengo ,na província do Bengo na Republica de Angola no dia 17 de Setembro de 1922, Neto foi ao colégio, em Luanda, enquanto seu pai Agostinho Pedro Neto trabalhou como pastor metodista. Neto deixou Angola para Portugal, estudar medicina nas universidades de Coimbra e Lisboa. PIDE prendeu-o por seu activismo separatista em 1951. Em 1958, o governo lançou Neto e ele terminou seus estudos, casar-se com Maria Eugénia da Silva no mesmo dia que se formou. Regressou a Angola em 1959. CARREIRA POLITICA
Em Dezembro de 1956, o Partido Comunista Angolano (PCA) se fundiu com o Partido da Luta Unidas para os africanos em Angola (pLua) para formar o Movimento Popular para a Libertação de Angola, com Viriato da Cruz, o Presidente do APC, como Secretário-Geral e Neto como Presidente.
Em Lisboa, Neto fez amizade com Amílcar Lopes Cabral (Guiné-Bissau e Cabo Verde), Marcelino dos Santos (Moçambique) e vários outros estudantes da África e formaram uma sociedade África culturais (conhecido como o Movimento Anti-coloniais) - desenvolver o que eles denominou "a re-africanização da mente", um processo que, em comparação com a negritude movimento francês. Muitos da sociedade tornaram-se líderes de movimentos anti-coloniais de volta na África.
Enfrentando sofrido pressão internacional, as autoridades Português lançado Neto em prisão domiciliar, em Lisboa, a partir do qual ele escapou rapidamente, e fez o seu caminho para o Marrocos e, em seguida, Zaire - aderir ao movimento de Libertação de Angola no exílio, e se tornar presidente do MPLA, em 1962.
Olhando para a Assistência na Luta pela Independência·
Neto viajou a Washington, em '62 a buscar assistência para a guerra de libertação contra Portugal em Angola, mas os E.U., no desprezo por sua crenças marxistas-leninistas, colocou o seu apoio à