Comércio exterior
Avaliar e definir a situação do setor coureiro calçadita, em relação ao mercado internacional. Nesta análise deverá conter os principais motivos para a alavancagem do setor, assim como, enfocar os principais gargalos com vistas a forte concorrência em nível de mercado internacional. Esta resposta deverá seguir padrões definidos pela APEX Brasil.
A situação do setor coureiro calçadista é de constante crescimento, não somente no volume de exportação, mas também pela capacidade de geração de empregos, onde se aposta na sustentabilidade dos processos e produtos, inovação, design com diferencial e conceitos próprios e tecnologia para elevar a base exportadora, aumentar o valor agregado dos produtos e fazer frente aos concorrentes internacionais.
Passando por dificuldades de competitividade, manutenção, crise inflacionária, mudança na produção conservadora para modernizada, e hoje ainda espera uma mudança na parte cambial, que tem prejudicado os embarques e uma reforma fiscal e trabalhista.
O Brasil tem importante destaque na produção do setor coureiro calçadista, é constituído por aproximadamente 6 mil empresas, que empregam 210 mil trabalhadores, segundo as estatísticas oficiais, a capacidade instalada estimada gira em torno de 600 milhões de pares/anos, sendo 70% destinados ao mercado interno e 30% à exportação, chegando a faturar US$ 8 bilhões/ano. Com esses dados, o Brasil assegura a terceira posição na produção mundial de calçados, atingindo 570 milhões de pares correspondendo a 4,7 % da produção mundial que em 2000 foi de 12.125 milhões de pares.
Fica evidente que paradigmas devem ser quebrados, que novos modelos de gestão administrativa, devem desenvolver um trabalho de análise de mercado, onde é necessário ousar e buscar conhecimento para obter espaço e crédito para alavancar as mudanças necessárias do setor, desta forma é possível fazer frente à concorrência externa tanto nacional como internacional.