Comércio exterior
Nome do Curso: Bacharelado em Administração semipresencial
Disciplina: Comércio Exterior
Conteudista: Profa. Conceição
Tutor(a): Enedina Gertrudes Ramos de Lima
Polo: Quixadá
Nome: Thiago Alves Gomes de Sousa
Matricula: 0305558
Portfólio Aula 3
A cada dia que passa o mundo caminha cada vez mais para uma maior agilidade. É como não podemos para no tempo, todos os dias se exigem de nós agilidade em todos os processos. No comercial principalmente. São mercadorias a comprar, mercadorias a vender é assim continua com o passar dos tempos. Agilidade é a apalavra chave de quem que ser comerciante. Agora se já é difícil o comercio dentro de nosso país, imagine trabalhar com exportação e importação. Pensando nessa burocracia que seria esse processo foi criado o SISCOMEX, um sistema integrado de exportação e importação. Esse sistema tem características importantes que serão destacadas abaixo:
Uso do sistema: O SISCOMEX usa a política de usuários e senhas. Nesse processo o interessado em seu uso deve procurar a Receita Federal do Brasil para que a mesma possa fornecer a ele os usuários e senhas. A também que deixar bem claro que se pode usar senhas de terceiro, esse uso só e possível pois para efetuar uma compra ou venda, as informações são presas ao cpf ou cnpj do exportador ou importador. Dentro do processo de uso do sistema existem 4 modalidades de usuários comerciantes, que são: ordinária, simplificada, especial e restrita. Mias detalhadamente podemos definir como: Ordinária: é uma pessoa jurídica que tem como comum o trabalho com o comercio exterior. Essa empresa é acompanhada pela receita que se baseia para analise na sua capacidade econômica.
Simplificada: é uma habilitação que tem como usuários pessoas física, empresas com economia mista, empresas publicas e entidade sem fins lucrativos.
Especial: Destinadas aos órgãos públicos que interferem de forma direta no sistema.
Restrita: Como o manual