Comutação de dados nas wans tipos de comutação
Não foi fácil realizar este trabalho, porque desde o inicio da sua realização, nos deparamos com inumeros desafios e dificuldades que directa ou indiretamente foram solucionadas.
Por esta razão agradecemos:
A Deus por muito que fez e tem feito por nós, aos nossos Pais pelo apoio moral e financeiro, ao nosso querido Professor Bernardo Adão pela instrução e pelo apoio moral fornecido para a boa efectivação deste trabalho.
INTRODUÇÃO
As redes de computadores surgiram da necessidade de troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente localizado distante de você, por exemplo em sistemas bancários. Neste tipo de sistema você tem os dados sobre sua conta armazenado em algum lugar, que não importa onde, e sempre que você precisar consultar informações sobre sua conta basta acessar um caixa automático.
Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais dispositivos (também chamados de nós) que usam um conjunto de regras protocolo em comum para compartilhar recursos hardware, troca de mensagens) entre si, através de uma rede.
Perceba que qualquer tipo de dispositivo capaz de enviar ou receber dados pode ajudar a compor uma rede, não apenas um computador. Por essa razão, quando falamos em componentes de rede, nos referimos à eles como nós, e não computadores. Como exemplo de Redes, podemos citar:
• A Internet
• Uma rede oral de uma empresa
• Uma rede de telefonia.
Atualmente, as redes de computadores possuem uma grande diversidade de software e hardware. Uma rede pode incluir mainframes, computadores pessoais e diversos dispositivos de comunicação. As redes de computadores são normalmente classificadas de acordo com a distância abrangida.
BREVE HISTORIAS DAS REDES DE COMPUTADORES
Como quase tudo na informática, as redes passaram por um longo processo de evolução antes de chegarem aos padrões utilizados atualmente. As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a década de 60,