Comunidades Criativas
Como queremos a sociedade em que vivemos?
Ideias de ‘BAIXO CUSTO’ para melhorar as cidades
Desenho da estrutura
Desenho da estrutura
EXEMPLOS DE INICIATIVAS
abordagem:
Comunidades Criativas são grupos de cidadãos cujas ações implementam mudanças positivas para seus vizinhos e ambientes. Eles resolvem questões urbanas cotidianas promovendo ações simples, contemplando engenhosas soluções. Estas comunidades frequentemente são humildes e colaboradoras por natureza. Podem ser desde comunidades de jardineiros, cooperativas de alimentos, pessoas que cuidam de crianças ou organizadores de um festival de música.
envolvimento:
As Comunidades Criativas ao redor do mundo não aguardam ações providas pelos governos ou empresas; mas criam maneiras mais sustentáveis de viver e trabalhar por si. Um objetivo dessas comunidades é trocarem entre si os conhecimentos, aprimorando e difundindo maneiras sustentáveis de viver e trabalhar através de boas idéias partilhadas e propostas pelo grupo. Ou seja as ações surgem de necessidades locais, específicas, que muitas vezes não são comtempladas por contextos que homogenizam os habitantes em categorias alienadas das suas verdadeiras configurações.
participação:
As comunidades criativas expressam a vitalidade e espírito de iniciativa do coletivo, criando formas para configurar o que parecia alternativo, engendrando um funcionamento real para as proposições. Frequentemente as soluções adotadas convergem interesses individuais com os da sociedade e do ambiente, criando condições para uma utilização mais satisfatória de recursos
(humanos,
ambientais, econômicos). Esse engajamento tende a restaurar novos valores para as atividades cotidianas, desenhando um cenário onde podemos vislumbrar valores sustentáveis, que desenvolvemse junto aos interesses da comunidade ou grupo.
tecnologia e design colaborativo:
Não podemos saber