COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
A CEI surgiu após a queda da URSS e seu desmembramento sucessivo. Assim apareceu esta comunidade ambígua em alguns aspectos. aqui está relatado sobre o porque da CEI,.A CEI continua até hoje, ocupando o lugar da ex URSS, a CEI – Comunidade dos Estados Independentes.A COMUNIDADE DE ESTADOS INDEPENDENTES – CEI “O mundo novo” previsto por Gorbachev não contaria com a URSS, superpotência do mundo bipolar.
Entre os motivos que determinaram a desintegração da potência soviética, destaca-se a grande diversidade étnica, religiosa e econômica das repúblicas que a constituíam.
Com o fim da URSS, essas repúblicas declararam independência. Porém, a maior parte delas optou por formar um bloco econômico de modo que pudessem manter os laços econômicos que tinham entre si. Em 21 de dezembro de 1991, pelo Tratado de Alma-Ata,assinado por onze ex-repúblicas soviéticas, foi criada a Comunidade de Estados Independentes (CEI).
A Geórgia só ingressaria na comunidade em 1993. Das quinze ex-repúblicas soviéticas apenas as três repúblicas bálticas - Estónia, Letônia e Lituânia ficaram fora da CEI.
A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é uma organização governamental fundada no dia 8 de dezembro de 1991, composta pelas antigas repúblicas soviéticas e, de certa forma, sucessora parcial da antiga União Soviética. Inicialmente esta comunidade estava composta por três membros: Bielorússia, Ucrânia e Rússia.
Duas semanas depois de sua criação, outras oito ex-repúblicas soviéticas (Armênia, Azerbaijão, Kasaquistão, Moldávia, Usbequistão, Kirgistão, Tajikistão e Turcomenistão) também foram admitidas como membros fundadores, sujeitas à aprovação dos seus respectivos parlamentos. Estônia, Lituânia e Letônia, anteriormente tinham se tornado independente e declinaram do convite de integra a CEI. A Geórgia rechaçou a proposta até 1993. Os membros da CEI atuam como estados independentes. À unidade central,