Comunidade de nova cruz
A praia de Mangue-seco esta localizada no distrito de Nova Cruz na cidade de Igarassu a cerca de 57 Km do centro de Recife. Mangue-seco faz limite com a Ilha de Itamaracá, Ilhota coroa de Avião, estuário do Rio Timbó e o Pontal de Maria Farinha.
Suas águas são pouco profundas com pequenas ondas e grande intensidade de maré. As areias são claras e a vegetação dominada por coqueiros e espécies rasteiras. A praia é bastante visitada por turista para o banho, passeios de barco, contemplação da paisagem e pesca. Nos períodos de baixa-mar, devido ao grande recuo da maré, é possível caminhar até a Ilhota Coroa do Avião e observar a coleta de mariscos por parte da população local e da região.
A comunidade local tem como uma das fontes de subsistência a prática da pesca do marisco. Na região, a pesca do marisco, conhecida como mariscagem é bastante explorada, sendo suas habilidades perpassadas para as gerações futuras. A mariscagem está entre as atividades de subsistência mais comuns nos ecossistemas manguezais. A produção está diretamente ligada à maré. As marés vazantes de lua cheia e nova são consideradas melhores pelas marisqueiras, pois as águas atingem maior variação, descobrindo assim áreas propícias a coleta de moluscos (PEDROZA-JÚNIOR, 2002). Os marisqueiros costumam trabalhar em grupos, usam canoas para se locomoverem, utilizam de mão de obra familiar e utensílios rudimentares para extrair os moluscos dos bancos naturais e exploram ambientes ecológicos dentro do estuário. A mariscagem é considerada uma atividade de pesca tradicional e tem seu trabalho baseado na unidade familiar ou no grupo de vizinhança; os instrumentos de produção (rede, anzóis etc.).
(Redes utilizadas pelos marisqueiros)
A pesca artesanal é muito importante para a economia nacional, sendo responsável pela criação e manutenção de empregos nas comunidades do litoral e também naquelas localizadas à beira de rios e lagos. Ela exige que os