Comunicações Móveis
Defina e comente sobre reuso de frequência e comente sobre sistemas de telefonia celular.
Redes de telefonia móvel se utilizam de um sistema inteligente de alocação e reuso dos canais através da área de cobertura. Um grupo de canais de rádio é alocado a cada estação base celular para atender uma pequena região geográfica denominada célula.
Para evitar interferência, cada estação base do conjunto de células (cluster) utiliza grupos de canais diferentes de suas células vizinhas. Para distâncias maiores, esta taxa consegue manter níveis toleráveis e o mesmo número de canais pode ser usado de forma simultânea para cobrir diferentes células.
A determinação da alocação e reuso desses canais é fundamental para uma avaliação do sistema à medida que ocorra algum aumento de tráfego, aumento do número de assinantes, concentração em determinadas áreas, etc.
Em 1984, deu-se início à análise de sistemas de tecnologia celular sendo definido o padrão americano, analógico, AMPS.
Em 1990, o Rio de Janeiro tornou-se a primeira cidade brasileira a usar a Telefonia
Móvel Celular, logo depois apareceu o sistema da Telebrasília em 1991. Em 1993 houve a inauguração da Telefonia Móvel Celular em São Paulo.
Questão 02
Um sistema de rádio móvel pode ser classificado em três tipos. Quais são esses tipos? Comente cada um deles.
Simplex: opera com uma única freqüência e apenas a ERB pode transmiti-la. Tem-se, portanto, apenas enlaces diretos. Exemplos de aplicações desse modo de transmissão são os serviços de rádio AM e FM, ou a televisão convencional.
- Semi Duplex: Opera em uma única freqüência, mas suporta comunicação bidirecional, sendo cada sentido de comunicação operado em um momento. Ou seja, o usuário pode escutar ou falar, mas não os dois ao mesmo tempo. Como exemplos, os aparelhos de walkie-talkie, e o sistema de comunicação da polícia.
- Duplex completo (ou full duplex): cada usuário tem um canal de recepção (enlace