Comunicação
O Homo sapiens surgiu há apenas 40 mil anos e durante todos esses milênios têm sido registrados inegáveis atos de comunicação.
Sabemos que nos estágios primitivos da civilização os homens sentiam a necessidade de trocar ideias e experiências com outros membros do seu grupo. Com isso, ao longo da história, os seres humanos buscaram maneiras de se comunicar adequadamente.
Comunicação - do lat. communicatio, de communis = comum -, ação de tornar algo comum a muitos. É o estabelecimento de uma corrente de pensamento, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir ou divertir. comunicar está associada à ideia de convivência, comunidade, relação interpessoal, sociedade.
“O objetivo principal da comunicação é a persuasão; isto é, a tentativa do orador de fazer com que as outras pessoas tenham o mesmo ponto de vista que o seu.”
Aristóteles
“É a utilização de um código para a transmissão de uma mensagem sobre uma determinada experiência em unidades semiológicas com o objetivo de permitir que os homens se relacionem entre si”.
André Martinet
“É o processo mediante o qual um emissor transmite uma mensagem por meio de um canal para um receptor”.
David K. Berlo
“Comunicação é o processo mental onde interagem um emissor e um receptor para intercambio de ideias, conhecimentos, experiências e sentimentos que se transmitem por meio de um código, uma mensagem e um canal adequado.”
De la Torre Zermeño e Hernández
Semiótica – Conceitos:
“uma ciência recente para uma temática antiga. “ (António Fidalgo) “Ciência dos signos ou processos de significação(semiose).” (Winfried Nöth) “É a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis “ (Lúcia Santaella)
Comunicação o
Não é só uma troca de mensagens.
É uma construção de sentido.
A informação é parte da comunicação e não um SINÔNIMO.
É um processo