Comunicação
A comunicação é essencial para o ser humano, pois ela permite a interação com os outros. Comunicar, conforme Medeiros e Hernandes (1999, p.210), “é tornar conhecido, é participar, é transmitir algo a alguém”. Ainda segundo os autores, esse processo pode ocorrer de diversas formas, seja por meio de linguagem falada ou escrita, mediante outros sinais, signos, ou símbolos. Por meio da comunicação, portanto, as pessoas se relacionam.
De acordo com Chiavenato (2000, p.96), “comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa”. Já para Schermemerhorn (1996, p.256), a comunicação “é um processo interpessoal de enviar e receber símbolos que contêm mensagens”.
A comunicação é um processo transacional no qual as pessoas constróem o significado e desenvolvem expectativas sobre suas experiências e isso, por meio da troca de símbolos. Sendo assim, a comunicação interpessoal está relacionada por quatro funções básicas: a primeira refere-se ao controle, usado para implantar normas e