Comunicação
Doença mata mais brasileiros do que AIDS e acidentes de trânsito
Por Minha Vida - publicado em 14/11/2012
Share on email Share on facebook Share on google_plusone
356
Por conta do Dia Mundial do Diabetes (14 de Novembro) o Ministério da Saúde divulgou no dia 13 de novembro dados que mostram um aumento no índice de mortalidade causado pela doença. A taxa passou de 24,1 mortes a cada 100 mil habitantes, em 2006, para 28,7 mortes por 100 mil em 2010. Os dados revelam que o diabetes foi o responsável por 54 mil mortes no Brasil em 2010 - número que subiu 38% desde 2000. A quantidade de óbitos é muito superior ao de mortes causadas pela AIDS (12 mil), e pelos acidentes de trânsito (42 mil). Entre 2000 e 2010, o diabetes levou a mais de 470 mil óbitos.
Também em 2010, o diabetes foi mencionado como causa indireta de 68.500 mortes. São casos em que a doença agravou de forma significativa a situação do paciente. Tabagismo, má-alimentação, excesso de peso e sedentarismo são os principais fatores de risco para o diabetes.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que o SUS precisa se reorganizar para enfrentar essa nova realidade. "Esse esforço de reorganização para dar conta das doenças crônicas é fundamental e tem que ser permanente", afirma.
Sete mitos sobre o diabetes
"O diabetes é uma doença crônica e deve ser tratada como tal, mas com informação e mudança de hábitos, dá para ser controlada e ter qualidade de vida", explica a nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do Hospital Bandeirantes. Pensando nisso, o Minha Vida conversou com especialistas para derrubar sete mitos e facilitar a vida de quem convive com a doença:
Diabetes é contagioso
É preciso acabar com essa discriminação de que a pessoa com diabetes não pode ter emprego, amigos e vida social. O que acontece é que, em especial no tipo 1, há uma propensão genética para se ter a doença e não uma transmissão comum.
Canela ajuda a controlar