comunicação
“Em entrevista à Famecos, Nando explica a troca de rádios, fala sobre moda, incentiva os jovens jornalistas a serem empreendedores e fala sobre a nova geração de jornalistas esportivos”
Luis Fernando Moretti Gross nasceu em 20 de maio de 1962 em Porto Alegre/RS. Trabalhou por treze anos na rádio gaúcha. Antes disso, trabalhou na atual Bandeirantes, antiga difusora.
No dia 08 de abril de 2014, Nando foi anunciado como novo chefe de esportes da rádio Guaíba. A troca foi polêmica, pois tinha um dos programas de esporte com maior audiência do estado e trocou por uma rádio que passa a investir forte em esportes neste ano. É uma das atuais referências quando se trata de jornalismo esportivo. Ao ser questionado sobre a troca, o jornalista afirma que queria o desafio, pois “quando viaja pela rbs é mimado. Não é essa vida selvagem. Na RBS, tu chega, é tudo muito profissional, as coisas andam. Porém as vezes o excesso gera burocracia e burocracia gera lentidão, foi a última radio a botar a FM, por exemplo News lá na década de 90. Eu já fiz isso na Bandeirantes e peguei a experiência da AM/FM News. A Guaíba entrou antes na FM. A gaúcha FM foi a última. ” Ele ainda complementa: “O que me levou para lá foi o desafio de mudar e eu já estou mudando. Podendo mexer em algumas coisas. A gente trabalha com um orçamento, então primeiro temos que mostrar o crescimento da audiência. Um dos maiores acontecimentos da radio esse mês foi a esfera pública. A rádio Guaíba é a rádio que mais cresceu 36%. Dentro das 6 (Guaíba Pampa). As outras caíram. Foi um desafio. Tem que confiar. Se eu fizer um bom trabalho e dar um bom resultado eu até posso me estabelecer na vida. Mas não foi esse o motivo que me levou pra la “o nando foi pra lá para ganhar uma grana”, não. Foi uma coisa meio visionária, de querer colocar o projeto em pratica na Rádio Guaíba. ”
Ainda sobre sua mudança de emissoras e o desafio, o radialista diz que está lá “para botar fogo no rabo dos caras. Fazer o