comunicação
O texto entendendo a leitura tem por finalidade as técnicas para se conseguir, uma boa compreensão de qualquer tipo de texto. Quando temos bons leitores conseguimos também melhores resultados na aprendizagem, que é muito valorizado na sociedade moderna.
Para facilitar é necessário que o professor, dentro da sala de aula tenha consciência do tipo de texto que ele destinará a seus alunos. Basicamente leitura se define em transformação de rabiscos em ideias, mas esse conceito é muito simples, leitura é muito mais que simplesmente isto, ela se divide em duas partes a primeira que identifica a forma linguística, e a outra que se relaciona com o significado. Dentro dessas partes estão subdivididas em processamento lexical ,e o processamento sintático.
O processamento lexical, nas pessoas acontece de uma forma inconsciente, o mesmo acontece quando olhamos para alguma palavra e automaticamente a lemos.
Existem vários fatores que podem favorecer ou dificultar o processamento lexical, são eles:
- Complexidade da palavra Quanto mais as palavras se afastarem do padrão que é o CV(consoante-vogal),mais complexo ficara a leitura, principalmente para um leitor que não tenha muito hábito de leitura.
- O tamanho da palavra Palavras muito extensas, com muitas letras misturadas, separando a CV, dificulta também uma boa leitura.
- O numero de ocorrências. Quando nos deparamos com palavras muito conhecidas não temos tanta dificuldade tantas dificuldades porque, temos uma certa convivência com a palavra, o mesmo não acontece com palavras desconhecidas, passamos por um processo de identificação da palavra o que dificulta uma boa leitura .
- Frequência subjetiva Determinadas palavras são menos complexas para ser entendida por pessoas que tem uma familiaridade maior com elas.
- A probabilidade da palavra aparecer No contexto sintático semântico e pragmático. Quando lemos um textos acontece automaticamente ,de