Comunicação
Débora Cristina Tavares - debora.tavares@terra.com.br
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Resumo
A internacionalização das agências de publicidade é um fenômeno que vem ocorrendo desde o final da década de 20 e que, no decorrer do tempo adquiriu características diferentes, desde seu início até os dias atuais. Toda essa modificação colaborou para a formação e expansão dos grupos de comunicação que hoje são cada vez maiores e controlam não só as maiores agências de publicidade do mundo, mas também empresas de pesquisa, assessoria, marketing, relações públicas etc.
Este artigo pretende apontar os momentos em que se caracterizam a expansão das empresas para além das fronterias de seus países, colaborando assim, para a expansão da publicidade e consequentemente, a formação e fortalecimento dos atuais grupos de comunicação, que crescem cada vez mais com um único objetivo: o domínio de mercado no ramo da comunicação.
Palavras-chave: Grupo de Comunicação, agência de publicidade, internacionalização
A Formação dos Grupos de Comunicação
Na virada do século XIX, iniciou-se uma nova fase de abertura do mundo, ou seja, um movimento de integração mundial resultado da interconexão generalizada das economias e das sociedades.
A internacionalização das agências de publicidade é um fenômeno que vem ocorrendo desde o final da década de 20 e que no decorrer do tempo adquiriu características diferentes, desde seu início até os dias atuais.
A primeira fase de internacionalização surgiu em 1927 e está diretamente ligada com a expansão das empresas norte americanas pelo mundo. Neste ano, a empresa General Motors já se encontrava em pleno processo de expansão, instalando suas filiais em outros países na busca de conquistar mercados ainda não explorados.
Nos Estados Unidos, a publicidade já se encontrava desenvolvida em relação às outras partes do mundo e campanhas de publicidade já eram realizadas com êxito para clientes de grande