Comunicação e expressão
http://www2.uol.com.br/10paezinhos/tiras/ballet03.jpg
O quadrinho intitulado Quando a gente tropeça e cai", de autoria de Fábio Moon, faz uma analogia dos problemas enfrentados na vida com o ballet, metaforizando os problemas como quedas" e suas consequências como dores". Na expressão poética da tira, a variedade linguística predominante é:
Resposta
a.
A norma padrão, visto que a linguagem utilizada constitui a maneira correta de se falar em público, embora conste também o uso do jargão, em expressões como a dor é inevitável". b.
A norma de espaço físico, considerando que todo o jargão do ballet liga-se a aspectos vinculados à atividade profissional da dança. A queda" constitui a falha profissional, no espaço físico do palco, usado como metáfora do mundo. c.
A norma padrão, já que os termos e a construção do texto obedecem às normas gramaticais. Embora o texto faça uma referência explícita ao ballet, não há qualquer jargão que exija do leitor um domínio da terminologia específica dessa profissão. d.
A norma situacional, pois o contexto da comunicação evidencia uma situação específica o mundo como palco num espetáculo de dança e, através de metáforas, entende a queda como uma falha de momento, que exige uma superação. e.
A norma de grupos profissionais, afinal, desde o início, é possível observar metáforas relativas aos profissionais de dança. O jargão empregado no texto, como na oração nos tire para dançar", é claramente ligada ao universo profissional da dança.
0,2 pontos
Pergunta 2 Leia o texto abaixo, intitulado Absurdo: erros de bacharéis em prova da OAB mostram despreparo para a advocacia", publicado em 30/07/2011:
Absurdo: erros de bacharéis em prova da OAB mostram despreparo para a advocacia.
Erros de português (como 'prossedimento') foram encontrados no primeiro exame de 2011 da OAB. "Perca do praso", em vez de perda de prazo. "Prossedimento", e não procedimento. "Respaudo", em lugar de respaldo.