Comunicação e Expressão
A palavra comunicação deriva do latim communicare que significa: tornar comum.
É um meio de se tornar público tudo o que se julga importante, de forma límpida e objetiva, com linguagem apropriada, que transmita a mensagem de maneira correta e eficaz!
E foi no ano de 1948 que a comunicação e expressão se tornou um direito humano, proclamado através da Resolução n. 217 da Assembleias Geral das Nações Unidas, pelo artigo 19 que diz:
“Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independente de fronteiras”.
E podemos observar que à medida que progredimos em nossa maneira de interagir, a forma como nos comunicamos também evoluiu. Por exemplo: na Grécia há 2.500 anos as notícias eram levadas por mensageiros que percorriam enormes distancias, e a primeira mídia impressa surgiu na Europa no século XVI, e hoje nos deparamos com um veículo de comunicação absurdamente ágil, onde acompanhamos acontecimentos em tempo real, através de noticiários e internet. Não podemos negar, que a maneira como nos é contada uma história ou dada uma notícia, acaba influenciando na forma que vamos receber tal informação! Por isso, um profissional de comunicação deve estar atento a seu público alvo, fazer uso de linguagem apropriada e expressar-se de maneira clara.
E as empresas hoje se beneficiam de tal habilidade, para atingir o público certo e no momento certo! Como dizem, a comunicação dentro das empresas produz uma espécie de parceria. O veículo (no caso a mídia) e a empresa compartilham dos mesmos interesses mas para fins diferentes, como por exemplo: a mídia se interessa pela geração de fatos noticiosos, enquanto a organização se interessa em divulgar sua atuação, de forma a posicionar sua imagem diante desse mesmo público.
Mídia
Vem do latim médium, que significa meio.
A mídia é qualquer meio de