comunicação e expressao
De Comunicação e Expressão
Questionário da pagina 35
1. Pesquisar o contexto histórico da época do Regime Militar no Brasil.
O Regime Militar que se instaurou no Brasil a partir de 1964 quando, através de um golpe imposto pelas forças conservadoras, os militares assumiram o controle do país, derrubando do poder o então Presidente João Goulart, levando-o a afastar-se e refugiar-se no Rio Grande do Sul de onde partiu para o exílio em terras Uruguaias, após ter seus direitos políticos cassados por Ato Institucional em 10 de abril daquele ano, por um período de 10 anos. A partir daí, uma fase negra para o país se iniciava. As forças militares tinham como objetivo, promover uma “limpeza”. Seus líderes insistiam na ideia de que, no mais tardar em um ano, deveria restituir o controle do país aos civis. Sempre insistiam em realçar o aspecto do caráter temporário de que se revestia o golpe.
Foram 21 longos anos em que o Brasil viveu os horrores da ditadura imposta à mão forte e sob o domínio dos militares. Durante este período, 2 marechais e 3 generais ocuparam a presidência do país, período em que a nação assistiu a um dos mais terríveis e cruéis momentos de sua história. No início, tida como um “movimento legalista” e uma “revolução democrática”. Pautou-se por apresentar expressiva repressão policial, exílios políticos, legislação autoritária, supressão de direitos civis e políticos, censuras, torturas e assassinato de opositores, e perseguições a artistas e intelectuais. Não eram realizadas quaisquer investigações prévias. Prendia-se por simples suspeitas, quando se invadiam clubes, associações, residências, etc., em nome de uma suposta ordem constitucional. Os presos eram torturados e não raramente morriam vítimas das atrocidades cometidas pela polícia política, cujo único objetivo era a pura e simples repressão.
Neste período o país foi governado por militares como os generais Castello Branco, Arthur da Costa e Silva, Emilio Garrastazu Médici,