COMUNICAÇAO E EXPRESSÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RAYNE NUNES BRAGA
COMUNICAÇAO E EXPRESSÃO
VITÓRIA
2014
INTRODUÇÃO
Na evolução da teoria administrativa é possível que, a partir de determinado estágio, as organizações podem ser comparadas a organismos vivos, flexíveis e susceptíveis a variáveis internas e externas (DE GEUS, 1998). Considerando esse aspecto, a análise do clima organizacional torna-se indispensável para verificar esses ambientes.
Pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria. Portanto, as organizações se constituem nessa interação que faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, ou seja, um organismo vivo.
O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, o reflexo dos efeitos dessa cultura, na organização como um todo. LUZ (1995) afirma que o “clima é resultante da cultura das organizações; de seus aspectos positivos e negativos”.
Conhecer o clima organizacional pode proporcionar a melhoria da qualidade de vida do trabalhador otimizando o seu trabalho em termos quantitativos e qualitativos. O clima organizacional influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização, no seu desempenho, motivação e satisfação.
A gestão de pessoas busca especialmente a integração do desempenho das pessoas, às estratégias do negócio, ou seja, utiliza-se de métodos, técnicas, políticas e pratica definidas, a fim de orientar o comportamento, as relações humanas de forma maximizar seu potencial na organização.
Motivação, impulso e o esforço para satisfazer um desejo ou um objetivo, é um processo de induzir uma pessoa ou um grupo, cada qual com necessidades distintas, a atingir os objetivos da organização, enquanto