comunicacao
Disciplina: Metodologia do Ensino Superior
Professor: Luiz Luz
Aluna: Neila de Almeida Vieira
A postura ética do professor universitário frente a assuntos polêmicos
Ética é a parte da Filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. Muitas vezes confundida com moral, diferencia-se por buscar fundamentar-se em ações baseadas exclusivamente pela razão. Abrange campos do conhecimento como Política, Antropologia, Economia, Sociologia etc., mas, tornou-se objeto de estudo de várias disciplinas científicas.
A ética também não pode ser confundida com lei, pois não se obriga um cidadão a ser ético. Também não pode ser confundida como um produto acabado, imutável, visto que as sociedades nas suas dinâmicas e resignificações, e no seu processo contínuo de sobrevivência desenvolvem posturas éticas mediadas pelas oportunidades. Podemos resumir que ética forneça subsídios para a resolução dos problemas mais comuns da sociedade.
Frente a isso, qual deve ser a postura ética de um professor universitário num contexto social pós-moderno?
O espaço acadêmico, onde são desenvolvidos os conhecimentos e o aprendizado é o espaço de formação do cidadão. Cabe ao mediador à tarefa de preparo para reflexões críticas, desenvolvendo a capacidade de pensar. O professor nesse momento, sujeito histórico com gostos, ideologias, pensamentos, ações, deve ter a capacidade de mediar e aceitar opiniões contrárias ao seu pensamento ideológico e compreender que na sociedade pós-moderna, o homem alterou vários valores morais. O bem foi substituído pelo bem-estar, normas e regras estão em desuso e isso exige que mutilemos nossa ética face ao novo. Trata-se agora de abrir-se aos novos valores entendendo que existe uma ética de ocasião, de estilo de vida e pragmática.
Educar para o diálogo como uma alternativa a ética pós-moderna deve ser a postura do educador frente a um sujeito