Comunicacao
Ruído é tudo aquilo que interfere na comunicação.
Um sinal fraco no seu celular, um programa de computador que fica lento ou a presença de um vírus são ruídos que afetam os canais de comunicação. Do mesmo modo, erros de ortografia e manchas de tinta são ruídos que afetam um bilhete ou uma carta que você escreve
Qualquer elemento da comunicação pode ser afetado pelo ruído. Vamos a alguns outros exemplos de ruído na comunicação: * Emissor e receptor não se conhecem bem. * Emissor e receptor não dominam o código. * Emissor e receptor não estão preparados ou autorizados a compartilhar a mensagem. * O canal apresenta falhas técnicas. * A mensagem não está bem elaborada. * O tema tratado na comunicação (referente) é delicado ou trata-se de uma situação comunicativa excepcional.
Diatópicas mudança através do lugar. Local. como mandioca, macaxeira ou aipim. (diferença no vocabulário)
Diastráticas de acordo com as camadas sócias Jovens: maneiro, irado; pessoas mais velhas: bacana, legal. . Situação informal: “Valeu!”
Situação formal: “Muito obrigado.” * Diafásicas variação diferente em cada fase
Quando essas variações são mais ou menos constantes, são chamadas de variantes lingüísticas
A norma culta ou a norma padrão constitui apenas uma das variantes linguísticas. É aquela que tem mais prestígio social. obedece aos padrões das gramáticas e às normas de ortografia e acentuação fixadas no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de que falaremos mais adiante.
VÍCIOS DE LINGUAGEM
Cacofonia: União desagradável dos sons do final de uma palavra com os sons inicias de uma outra. Exemplo: Dei um beijo na boca dela.
Eco: Repetição desagradável de fonemas iguais. Exemplo: O atraso dos trens da Central.
Preciosismo: Uso de palavras e expressões “difíceis”, arcaicas ou rebuscadas. Exemplo: Por